Skip to content

Nota de falecimento da Professora Maxi Schoeman, da Universidade de Pretória

É com profunda tristeza que recebi a notícia de falecimento, no dia 14 de setembro, da querida colega e amiga, Professora Maxi Schoeman, do Departamento de Ciência Política da Universidade de Pretória (UP), na África do Sul. Maxi havia feito seu doutorado na prestigiosa Universidade de Aberystwyth, no País de Gales, e atuou como pesquisadora na UP desde 2000. Teve carreira acadêmica de grande impacto, sendo conhecida em várias capitais no continente africano e de outras regiões por seus estudos sobre política externa sul-africana, paz e segurança africanas, gênero e segurança.

Dotada de grande capacidade intelectual, era também muito generosa e hábil na formação de redes internacionais de pesquisa, sempre envolvendo pesquisadoras e pesquisadores de outros países do Sul. Esteve conosco no IESP-UERJ em 2019, no âmbito do Programa CAPES Print, e ministrou palestras sobre a política externa de potências regionais. Acolheu dois de nossos jovens pesquisadores, Pablo de Rezende Saturnino Braga e Murilo Gomes da Costa (então doutorando sob orientação de Maria Regina Soares de Lima), quando estiveram em Pretória, com bolsa de doutorado-sanduíche, para conduzirem pesquisas comparativas sobre o Brasil e a África do Sul. Incansável intelectual e pesquisadora, Maxi obteve bolsas de pesquisa na Universidade de Cambridge, no Instituto de Pesquisa para a Paz de Copenhague, na Fundação Dag Hammarskjöld, nas Universidades de Uppsala, Indiana e Pequim.

Referência sul-africana no campo das Relações Internacionais, Maxi Schoeman deixará saudades e o dever acadêmico de conclusão de um livro em que estávamos trabalhando, coletivamente, sobre os oceanos como novas regiões da geoeconomia e da geopolítica do mundo. Este livro será mais uma ocasião para lembrarmos as suas importantes contribuições ao entendimento crítico da política internacional na perspectiva dos países africanos, em geral, e da África do Sul, em particular.

Prof. Carlos R. S Milani – Coordenador Emérito do LABMUNDO

Arquivos