Skip to content

Linhas de Pesquisa

LABMUNDO Rio

Cooperação internacional e desenvolvimento

Objetivo: Analisar o papel dos distintos atores da cooperação internacional para o desenvolvimento (domésticos e internacionais, agências multilaterais/bilaterais, organizações estatais e não governamentais, fundações e movimentos sociais) na construção de agendas e sua contestação, na implementação de programas, na definição e difusão de normas, com foco nos casos da cooperação Norte-Sul, Sul-Sul e triangular.

Brasil e potências emergentes em perspectiva comparada

Objetivo: Analisar, em perspectiva comparada, a política externa e a inserção internacional de potências emergentes e potências regionais do Sul (África do Sul, Brasil, China, Índia, México, Turquia) e sua atuação nos regimes internacionais (de segurança, desenvolvimento, comércio, etc.) e nos processos de reforma da governança global (sistema ONU, G-20, FMI). Entender, com base em seus respectivos modelos de desenvolvimento, experiências multilaterais, políticas domésticas e padrões de inserção regional, as formas e as razões pelas quais mobilizam seus recursos de poder, definem alianças e constroem coalizões internacionais.

Mudanças climáticas e direitos humanos na política internacional

Objetivo: Analisar as agendas contemporâneas relativas a mudanças climáticas e direitos humanos, com ênfase para as tensões entre interesses públicos e privados, bem como domésticos e internacionais na definição de mecanismos de regulação (pública, de mercado e social). Analisar o papel das organizações internacionais na construção e na difusão de normas, bem como sua influência nas agendas domésticas dos Estados. Entender o papel de organizações da sociedade civil, das redes de ativismo e dos movimentos sociais nas relações OI-mercado e OI-Estados. Entender como potências regionais e emergentes integram direitos humanos e mudanças climáticas em suas respectivas políticas externas, assim como o processo de reforma das instituições da governança global em resposta à emergência e à institucionalização de tais temas no multilateralismo contemporâneo.

LABMUNDO Bahia

Globalização, desenvolvimento e cooperação

Objetivo: Desenvolver estudos críticos dos processos de globalização e de transnacionalização, à luz dos novos atores e das cartografias socioeconômicas. Analisar a agenda de agências internacionais bilaterais e multilaterais com vista à promoção do desenvolvimento e as políticas de cooperação internacional implementadas por organizações estatais e não governamentais, observadas no contexto de relações que se definem nos marcos de sociedades globalizadas e assimetricamente posicionadas. Serão examinadas as relações de cooperação nos moldes norte-sul e sul-sul, a construção das agendas, as complementações e tensões verificadas nos discursos e nas práticas da cooperação internacional.

Pesquisadores: Maria Elisa Huber Pessina, Rubenilda Sodré dos Santos, Osvaldo Barreto Filho, Elga Lessa de Almeida e Elsa Sousa Kraychete

Organizações internacionais e governança mundial

Objetivo: Compreender o papel das organizações internacionais na constituição de regimes e sistemas de governança mundial, desconstruindo os discursos sobre a “boa governança” em três campos temáticos principais: governança global e espaços regionais de integração; governança ambiental global e regime internacional de direitos humanos; contribuir para a construção de conceitos teóricos peculiares às transformações das relações internacionais no processo de governança global, tais como esfera pública mundial, sociedade civil transnacional, cosmopolitismo e cidadania global.

Pesquisadores: Denise Cristina Vitale, José Célio Andrade

História social e econômica das relações internacionais

Objetivo: Desenvolver estudos históricos das relações internacionais, privilegiando os processos de formação do Brasil e da política externa brasileira. Fomentar pesquisas que tenham como fonte a documentação diplomática em arquivos nacionais e estrangeiros.

Pesquisadores: José Arivaldo Sacchetta