Skip to content

LABMUNDO no 9º Encontro Nacional de Relações Internacionais da ABRI

Entre os dias 25 e 29 de julho de 2023, a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) promoveu o seu 9º Encontro Nacional, realizado no Campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte – MG. A equipe de pesquisadoras e pesquisadores do LABMUNDO esteve presente em nove painéis na programação do evento.

No primeiro dia do Encontro, terça-feira, a coordenadora do LABMUNDO-Bahia Elsa Sousa Kraychete participou do painel “África, relações internacionais e disputas geopolíticas no século XXI: o continente, sua inserção global e relações com Rússia, China e Estados Unidos”, apresentando seu paper A Nova Rota da Seda: investimentos chineses em países africanos.

Já no dia 26/7, a Prof. Elsa atuou como debatedora na mesa “China na África e América Latina: debates contemporâneos”, que contou com a apresentação de As relações sino-venezuelanas no século XXI – investimento, cooperação e dependência, pelo pesquisador Gustavo Novais da Encarnação. A pesquisadora Kethlyn Gabi Winter apresentou seu trabalho O deslocamento de tropas brasileiras para operações de paz: um olhar para o processo decisório doméstico, no painel “A política externa brasileira no século XXI”. No mesmo dia, Kethlyn participou de um segundo painel, “Legislativo e política externa brasileira”, apresentando o paper O Congresso Nacional como ator em política externa: o processo decisório do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e EUA. A pesquisadora Renata Albuquerque Ribeiro participou como debatedora no painel “Meio ambiente, recursos naturais e economia política: lutas sociais e alternativas”, também na quarta-feira.

No dia seguinte, 27/7, foi a vez dos pesquisadores Caio Samuel Milagres, Hugo Bras Martins, Katiani Lucia Zape e Neuton Messias da Silva contribuírem com o Encontro. Katiani compôs a mesa “Explorando conexões feministas e questões de gênero de maneira transversal”, com a apresentação Mudanças climáticas e vulnerabilidade de gênero em espaços locais. Hugo apresentou seu paper The role of legislative power in troop deployment for peacekeeping operations: an analysis of the Brazilian case durante o painel “A segurança coletiva”. Caio, por sua vez, apresentou o trabalho A Transição Energética e o Planejamento de Segurança Energética do Brasil – Governo Dilma (2011-2014) e Governo Bolsonaro na mesa intitulada “A Segurança Energética”. Por fim, Neuton apresentou Ameaças não convencionais e Segurança Nacional: a (in)Segurança Alimentar e Nutricional como desafio, no painel “Teorizando conflito e segurança”. Nos registros fotográficos: Hugo Bras Martins, Kethlyn Gabi Winter e Caio Samuel Milagres.

Arquivos