Skip to content

Participação do Labmundo no 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais

Mesa redonda, organizada pela ABCP em parceria com a ALACIP “Transformações na Política Externa Latino-Americana e Caribenha: agendas, atores e arranjos institucionais”, coordenada por Carlos R. S. Milani.

O Laboratório de Análise Política Mundial – LABMUNDO esteve presente no 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), realizado em Belo Horizonte entre 29 e 31 de julho de 2015. Nossos pesquisadores apresentaram 12 trabalhos referentes às suas pesquisas de Pós-Graduação e também às linhas de pesquisa do laboratório, abrangendo as áreas temáticas de Análise de Política Externa, Instituições e Regimes Internacionais e Economia Política Internacional. Dentre os destaques do encontro, ressaltamos a realização da mesa redonda sobre “Diplomacia: novos desafios e novos atores” que teve como um dos expositores o coordenador do Labmundo-Rio, professor Carlos R. S. Milani. Destacamos também a mesa redonda organizada pela ABCP em parceria com a ALACIP intitulada: “Transformações na Política Externa Latino-Americana e Caribenha: agendas, atores e arranjos institucionais” também sob coordenação de Carlos R. S. Milani.

Painel “Política externa brasileira, diplomacia e multilateralismo global”, coordenado por Carlos R. S. Milani e com a participação do pesquisador Rubens de Siqueira Duarte.

Além dessas atividades, uma série de painéis contaram com a presença de nossos membros, como o painel “Presença Brasileira em Moçambique: é possível rimar solidariedade com pragmatismo?” coordenado e organizado pela coordenadora do Labmundo-Bahia, professora Elsa Kraychete, e o painel “Uma nova forma de analisar a política externa brasileira: introduzindo a análise de conteúdo de discurso”, o qual reuniu trabalhos produzidos pelo Projeto Análise de Conteúdo de Discurso da Política Externa Brasileira do Labmundo que utilizam a análise de conteúdo de discursos como ferramenta metodológica inovadora para a pesquisa, contando também com a presença da professora Letícia Pinheiro (IESP-UERJ) como debatedora.

Painel “Uma nova forma de analisar a política externa brasileira: introduzindo a Análise de Conteúdo de Discursos”, com a participação dos pesquisadores Danielle Costa da Silva, Alana Camoça Gonçalves de Oliveira, Pablo Victor Fontes Santos, Taísa Rezende Soares, Tássia Camila de Oliveira Carvalho e Renata Albuquerque Ribeiro, além da presença da professora Letícia Pinheiro como debatedora.

Por fim, foram lançados no espaço do encontro alguns dos nossos trabalhos de pesquisa: o Atlas da Política Externa (de autoria de Carlos R. S. Milani, Enara Echart, Rubens de S. Duarte e Magno Klein); o livro Desenvolvimento e Cooperação Internacional (organizado por Elsa S. Kraychete e Carlos R. S. Milani); o e-book “Globalização e Relações Internacionais” (organizado por Carlos R. S. Milani e João Martins Tude); e a Cartilha UBUNTU: conhecendo a África” (de autoria Enara Echart, Rubens de S. Duarte, Juliana. P. L. Silva e Niury Novacek).

A intensa atividade junto ao encontro da ABRI reforça tanto a relevância que o evento tem adquirido na circulação e troca de conhecimento científico, quanto o compromisso dos pesquisadores do Labmundo em marcar presença nos principais meios de divulgação da área.

Arquivos