Skip to content

Pesquisadora do LABMUNDO participa da COP 28, levando as demandas da juventude carioca a Dubai

A pesquisadora Beatriz Triani, colaboradora do LABMUNDO e do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC), viajou a Dubai (EAU) para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), como parte da delegação do projeto Jovens Negociadores pelo Clima.

Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro (SMAC-RJ), pelo Observatório Internacional da Juventude (OIJ) e pelo PerifaLab, o programa tem como objetivo capacitar jovens líderes cariocas para se tornarem negociadores eficazes do clima e representarem as perspectivas locais e urgências da juventude brasileira na agenda do clima do Brasil e da ONU. Além de participar da equipe do projeto, a pesquisadora atua na Convenção como correspondente da rede Youth Climate Leaders (YCL).

Mestranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), Beatriz desenvolve o projeto de pesquisa O Regime Internacional das Mudanças Climáticas e os tensionamentos entre o Norte e o Sul Geopolítico, sob orientação da Prof. Ana Paula Tostes. No segundo semestre de 2023, publicou pelo Observatório o texto Os diálogos amazônicos e a participação da sociedade civil na Cúpula da Amazônia, edição mais recente da série Comentários do OIMC.

Arquivos