Skip to content

Labmundo faz nova parceria com o Ateliê de Cartografia de Sciences Po Paris

A parceria entre as duas instituições teve início em 2009, quando foi celebrado o ano da França no Brasil. A tradução do o Atlas da Mundialização para o português, por uma equipe coordenada pelo professor Carlos R. S. Milani (então na UFBA) pode ser considerada como o marco histórico do início dessa parceria, que cresceu com uma série de seminários e palestras ao longo dos anos. A partir de 2012, já a partir do IESP-UERJ, o diálogo caminhou no sentido da criação do Ateliê de Cartografia do LABMUNDO. Em dezembro de 2014, esse processo de parceria culminou na publicação pelos pesquisadores do LABMUNDO do Atlas da Política Externa Brasileira, por EdUERJ e CLACSO, em três línguas: português, espanhol e inglês. Além disso, a cooperação com Sciences Po Paris tornou possível, a publicação, em 2017, do Atlas da Política Brasileira de Defesa, um trabalho conjunto do LABMUNDO com o Observatório Político Sul-Americano.

Visando a projetos futuros ainda mais ambiciosos, o LABMUNDO e Sciences Po Paris assinaram novo acordo de cooperação em dezembro de 2018. As imagens produzidas pelo LABMUNDO serão disponibilizadas na Mapoteca virtual de Sciences Po (http://cartotheque.sciences-po.fr/). Com isso, as imagens produzidas pelo LABMUNDO integrarão uma base científica internacional de mapas, gráficos e matrizes, ao lado das imagens feitas pelo Ateliê responsável pelo Atlas de l’Espace Mondial. No âmbito desse acordo, o sistema Khartis (https://www.sciencespo.fr/cartographie/khartis/) também será traduzido para o português.

Além da tradução e difusão de imagens, esse acordo de cooperação apresenta a oportunidade de aprimoramento dos pesquisadores e abre portas para futuros projetos.

Arquivos