Skip to content

LABMUNDO participa do XII Congresso Internacional da ALACIP, em Lisboa

Entre os dias 17 e 20 de julho de 2024, os pesquisadores do LABMUNDO, Hugo Bras Martins da Costa e Leandro C. D. Conde, participaram do XII Congresso da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP), realizado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE – Portugal).

Durante o evento, os pesquisadores, ambos em estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), discutiram suas pesquisas atuais em três painéis temáticos. Hugo Bras participou do painel Política Exterior, Globalización y Relaciones Internacionales: Política Externa do Brasil, apresentando seu artigo Política externa brasileira e a agenda de manutenção de paz no Conselho de Segurança das Nações Unidas, escrito em coautoria com Guilherme Moreira Dias (PPGCM-ECEME). Já Leandro Conde apresentou dois trabalhos: Reavaliando a Dinâmica do Financiamento Chinês para o Desenvolvimento na América Latina: Uma Abordagem Crítica da Economia Política Internacional, artigo em coautoria com Rafael Moura (FCE-UERJ) apresentado na mesa Economía Política y políticas económicas. Desigualdad, Pobreza y Redistribución de la renta: Teoría económica contemporánea; e Tensões entre a Securitização das Mudanças Climáticas e a Soberania no Sul Global: Uma Análise Multinível, apresentado no painel Política Exterior, Globalización y Relaciones Internacionales: Cambio climático y América Latina.

A edição 2024 do congresso teve como tema central a América Latina como ator na reconfiguração da geopolítica global. Formada por acadêmicos, pesquisadores e profissionais, a ALACIP é a principal organização científica internacional que visa promover o desenvolvimento de estudos de Ciência Política sobre a América Latina e o Caribe. A participação ativa do LABMUNDO enriquece o ambiente acadêmico e reforça o compromisso de nosso Laboratório em fomentar a participação de seus pesquisadores em eventos internacionais, visando contribuir ativamente para os debates internacionais de alto nível sobre a produção de novos conhecimentos em política internacional e política externa.

Arquivos