Skip to content

Participação do LABMUNDO na COP30 no Brasil

Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, o Brasil foi sede da 30ª Conferência da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), realizada no município de Belém (PA). Em meio a uma intensa programação de eventos oficiais e paralelos, o LABMUNDO participou de algumas atividades, oferecendo sua contribuição ao debate sobre as negociações multilaterais em curso e sobre o panorama da emergência climática global.

No dia 11 de novembro, terça-feira, a Casa da Cidade de Belém iniciou um ciclo de Rodas de Conversa organizado pelo Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC) e pelo Laboratório da Cidade com um evento celebrando o lançamento do Atlas da Justiça Climática na América Latina e no Caribe (Clacso, 2025). Produzida pelo OIMC e pelo Observatório de Geopolítica y Transiciones Ecosociales (GeoEcos) da Universidade Complutense de Madrid (UCM) e editada pelos coordenadores do LABMUNDO, professores Rubens de S. Duarte e Carlos R. S. Milani, com Enara Echart Muñoz (UCM), Lara Sartorio (IMAR-Unifesp), Breno Bringel (IESP-UERJ e UCM) e Caio Samuel Milagres (ECEME), a publicação conta com cartografia temática desenvolvida por nosso Ateliê de Cartografia. O Prof. Duarte foi o responsável pela apresentação do volume a todas e todos os presentes.

A programação de rodas de conversa prosseguiu até o dia 20 de novembro, contando com contribuições de diversos integrantes da equipe labmundana, como Beatriz Triani, Carlos Milani, Janaína Pinto e Mariana Castro, em discussões com representantes de movimentos sociais, comunidades indígenas e quilombolas, centros de pesquisa, cientistas do clima, jornalistas, comunicadores, coletivos juvenis e lideranças comunitárias sobre temas centrais da agenda climática em geral – e sobre negociações da Conferência, em particular.

No dia seguinte, 12 de novembro, Rubens Duarte representou o Laboratório em um painel promovido pela International Youth Nuclear Congress (IYNC) e pelo Observatório Latino-americano da Geopolítica da Energia, realizado na Zona Azul da COP30, espaço oficial das negociações climáticas e das delegações convidadas para Conferência. Com o tema Transição Energética e Justiça Climática, a mesa contou ainda com contribuição do avogado ambientalista Victor del Vecchio. Já no dia 15 de novembro, sábado, o Prof. Duarte participou do lançamento da coletânea The Palgrave Handbook on the International Relations of the Amazon (Palgrave MacMillan, 2025), organizada por Christoffer Guldberg (Kings College), Thomas Froehlich (Kings College), Thais Tartalha do Nascimento Lombardi (UFABC) e Ana Flávia Granja e Barros (IREL-UnB), na Cas’Amazônia. O volume inclui um capítulo assinado pelo coordenador do Laboratório em coautoria com Louis Monroe.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 13 de novembro, o Prof. Pablo de R Saturnino Braga foi convidado para conduzir um Diálogo sobre Justiça Climática, como parte da programação do Hub de Informação da ONU Brasil sobre Ação Climática. Na ocasião, nosso coordenador teve a oportunidade de discutir com os comunicadores presentes as desigualdades dos impactos climáticos no mundo e o papel de países do Sul Geopolítico na formulação de soluções para a crise. Promovido no Palácio do Itamaraty pela parceria entre o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC) e a Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira (ACIE), o projeto buscou oferecer estrutura de apoio e espaço de trabalho colaborativo para jornalistas, produtores de conteúdo, redes e coletivos de comunicação comunitária que cobriam a Conferência de Belém.

Arquivos