V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
- 12/07/2015
- Meeting
O Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) estará presente no V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), que será realizado em Belo Horizonte (MG), de 29 a 31 de julho, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). O encontro deste ano tem como tema: “Definindo a Diplomacia num mundo em transformação”. Segundo a organização do evento, o encontro contará com mesas redondas, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos em diversas áreas temáticas, e reúne acadêmicos, pesquisadores e profissionais das Relações Internacionais e de Ciência Política de todo o Brasil e também do exterior. Vários membros do LABMUNDO participarão do V encontro com a seguinte programação (alguns artigos com hiperlink podem ser baixados):
MESAS REDONDAS:
Mesa redonda: Diplomacia: novos desafios e novos atores
Coordenador: Jorge Lasmar (PUC Minas)
Debatedor:Antonio Carlos Lessa, (UNB)
Expositores:
Carlos R. S. Milani (IESP/UERJ/LABMUNDO)
Alcides Vaz (UNB)
Andrew Cooper (Universityof Waterloo)
Paul Sharp (Universityof Minnesota Duluth)
Mesa redonda: Transformações na Política Externa Latino-Americana e Caribenha: agendas, atores e arranjos institucionais
Coordenador: Carlos Milani (IESP-UERJ/LABMUNDO e ABCP)
Debatedor: Igor Fuser (UFABC)
Expositores: Karen dos Santos Honório (UNILA)
Lorena Granja (IESP-UERJ)
Lucas Ribeiro Mesquita (UNILA)
Tatiana Berringer (UFABC)
PAINÉIS:
Painel: Política externa brasileira, diplomacia e multilateralismo global
Área temática: Análise de Política Externa
Debatedor: Carlos R. S. Milani (IESP/UERJ/LABMUNDO)
Coordenador: Carlos R. S. Milani (IESP/UERJ/LABMUNDO)
- Cecilia Baeza (FGV) “Brasil, a questão palestina e os organismos multilaterais”.
- Rubens Siqueira Duarte (Univ. Birmingham/LABMUNDO) “O lugar do Brasil no sistema multilateral financeiro do século XXI: uma análise dos fatores domésticos e estruturais e seus impactos“;
- ElodieBrun (El Colegio de México) “Servir e servir-se do multilateralismo: o Brasil na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura”.
- Guilherme Stolle Paixão e Casarões (FGV e Faculdades Rio Branco ) “A Política da Política Externa Brasileira nos anos Dilma Rousseff: análise das posições multilaterais”.
Painel: Uma nova forma de analisar a política externa brasileira: introduzindo a análise de conteúdo de discursos.
Área temática: Análise de Política Externa
Debatedora: Letícia Pinheiro (IESP/UERJ)
Coordenadora: Danielle Costa da Silva (IESP/UERJ/LABMUNDO)
- Danielle Costa da Silva (IESP-UERJ/LABMUNDO) com o trabalho “Política externa brasileira de direitos humanos do governo Dilma Rousseff (2011-2014): análise de conteúdo de discursos oficiais“;
- Pablo Fontes (PPGRI/UERJ/LABMUNDO) e Alana Oliveira (PEPI/UFRJ/LABMUNDO) “Mídia e Diplomacia pública: um panorama comparativo dos Governos Lula (2003-2010) e o Governo Dilma (2011-2014) a partir da Análise de conteúdo de discursos oficiais de Política Externa Brasileira”;
- Taísa Rezende (IESP/UERJ/LABMUNDO) e Juliana Pinto (UNIRIO/LABMUNDO) “Política Externa Brasileira e Eleições 2014”;
- Tássia Oliveira (IESP/UERJ/LABMUNDO) e Renata Albuquerque (IESP/UERJ/LABMUNDO) “A política externa brasileira pós-transição democrática: A análise de conteúdo dos discursos”;
Painel: África na Política Externa Brasileira
Área temática: Análise de Política Externa
Coordenador: Henriqueta Souza Sampaio (Universidade de Coimbra)
Debatedor: Nathaly Silva Xavier Schutz (UNIPAMPA)
- LeonildesNazar (IESP/UERJ/LABMUNDO) “O papel da lusofonia nas relações entre Brasil e Angola“;
- Alex Douglas Meaux Dias Rodrigues (UEPB) “O discurso culturalistabrasilo-africano (1961-1964)”
- Henriqueta Souza Sampaio (Universidade de Coimbra) “A Política Externa Brasileira no processo de paz em Angola: da reconstrução da paz à construção da paz positive”.
- José Alejandro Sebastian Barrios Díaz (UNB) “Depois da Anarquia? Hierarquia e Relações de Poder na Política Externa Brasileira para o continente africano”
Painel: Cooperação internacional para o desenvolvimento: crítica e desafios
Área Temática: Instituições e Regimes Internacionais
Coordenadora: Maria Elisa Huber Pessina (UFBA)
Debatedor: A definir
- Leandro Dias Conde (IESP/UERJ/LABMUNDO) “Uma nova arquitetura da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: horizontalidade, condicionalidade e humilhação“;
- Maria Elisa Huber Pessina (UFBA/LABMUNDO), Elsa Sousa Kraychete (UFBA/LABMUNDO) “Papel dos Fóruns de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda na legitimação do ideário de desenvolvimento hegemônico do pós 1990”;
- XamanKorai Pinheiro Minillo (UFPB),Bárbara Denise Carneiro Adad (UFPB) “O Regime Internacional de Cooperação Sul-Sul: invisibilização institucional e teórica”.
Painel: Governança Global/Regional do Desenvolvimento: desvios, desafios e alternativas
Área temática: Instituições e Regimes Internacionais
Coordenador: Igor Fuser (UFABC)
Debatedor: Paula Regina de Jesus PinsettaPavarina (Unesp, campus de Franca)
- Alex Jobim Farias (UFF) “Novo Banco de desenvolvimento, O Acordo Contingencial de Reservas e a Governança Econômica Internacional: Alternativa ou Complementariedade?”
- Daniel Maurício Cavalcanti de Aragão (UFBA/LABMUNDO), Mario Joaquim dos Santos Neto (UFBA/LABMUNDO)“A agenda pós-2015 de desenvolvimento da ONU: aprofundamento da virada neoliberal?”
- Igor Fuser (UFABC) “O mito da “insegurança jurídica” e os obstáculos à integração energética na América do Sul”
- João Paulo Ferraz Oliveira (UFMG) “O conceito de boa governança no Oriente Médio: a desconexão entre global e regional no caso do regionalismo árabe.”
Painel: A dimensão subnacional nas relações internacionais: cidades na cooperação
Área temática: Instituições e Regimes Internacionais
Coordenador: William Monteiro Rocha (Universidade de Brasília (UNB))
Debatedora: Ruthy Nadia Laniado (UFBA/LABMUNDO)
- Leonardo Mercher (UFPR) e Ana Paula Lopes Ferreira (UFRGS) “Mercocidades: cidades globais como agentes-chaves na agenda da cooperação descentralizada)”.
- Cairo Gabriel Borges Junqueira (San Tiago Dantas) “A criação das Secretarias Municipais de Relações Internacionais (SMRIs) como nova realidade da inserção internacional dos entes subnacionais brasileiros”.
- Vanessa Marx (UFRGS), Osmany Porto de Oliveira (CEBRAP) “A paradiplomacia no Brasil: da disputa pela política internacional à cooperação sul-sul”.
- William Monteiro Rocha (UNB) “Relações Internacionais de Cidades Amazônicas: Projeção internacional e desenvolvimento local de Belém e Manaus”.
Painel: Imperialismo, sub-imperialismo: questões em torno do Marxismo
Área temática: Economia Política Internacional
Coordenador: Marcelo Pereira Fernandes (UFRRJ)
Debatedor: Ana Saggioro Garcia (UFRRJ)
- Marcelo Pereira Fernandes (UFRRJ) “Economia Política do Imperialismo: A Questão da Estabilidade do Sistema”.
- Henrique Pavan Beiro de Souza (FMU), Fernando Henrique Taques (FMU) “Crise Financeira: Uma revisão da perspectiva Marxista”.
- Juliana Rodrigues de Senna (UFBA/LABMUNDO) “Subimperialismo-Leituras”.
- Mariana Davi Ferreira (UFSC) “América Latina e as experiências recentes em busca da autonomia: um exercício de análise a partir da Teoria Marxista da Dependência e da teoria crítica da Economia Política Internacional”.
Painel: A questão dos Transportes no Mercosul e a Cooperação para o desenvolvimento
Área Temática: Economia Política Internacional
Coordenador: Luara Mayer da Silveira (UFSC)
Debatedor: Daniela Cristina Comin Rocha (UNESP)
- Luara Mayer da Silveira (UFSC) “A economia política da integração regional de transportes: as ondas de regionalismo na América Latina no contexto dos Regimes Econômicos Internacionais”.
- Diogo Bruggemann (UFSC), Gabriela Martini dos Santos (UFSC) “De Asas Abertas para o MERCOSUL: O Papel da Aviação Sub-Regional na Integração Sul-Americana”.
- Laura Escudeiro de Vasconcelos (UFBA/LABMUNDO) “O paradoxo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: uma leitura crítica“;
- Fernando Seabra (UFSC), Giulia Paggiarin Flores (UFSC), Thaís Regina Balistieri (UFSC) “A Grande Cabotagem no Mercosul: a importância da navegação costeira para a integração do bloco”.
Painel: Presença Brasileira em Moçambique: é possível rimar solidariedade com pragmatismo?
Área Temática: Economia Política Internacional
Coordenador: Elsa Sousa Kraychete (UFBA/LABMUNDO)
Debatedor: Gerhard Seibert (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)
- Ana Saggioro Garcia (UFRRJ) “Políticas públicas movidas por interesses privados? Uma análise da cooperação brasileira em Moçambique a partir do Corredor de Nacala”
- Tacilla da Costa e Sá Siqueira Santos (UFBA/LABMUNDO) “A presença das organizações da sociedade civil brasileira na cooperação em Moçambique: como se formatam essas relações?”.
- Elga Lessa (UFBA/LABMUNDO) “Entre o discurso solidário e a ação pragmática da cooperação brasileira: os casos dos projetos de implantação da fábrica de medicamentos antirretrovirais e o ProSavana”;
LANÇAMENTO DE LIVROS:
Durante o evento haverá o lançamento dos seguintes livros organizados e de autoria de pesquisadores do LABMUNDO:
– Atlas da Política Externa Brasileira, organizado por Carlos R. S. Milani, EnaraEchart, Rubens de Siqueira Duarte e Magno Klein (versões impressa e online, em português e espanhol)
– Desenvolvimento e Cooperação Internacional, organizado por Elsa S. Kraychete e Carlos R. S. Milani.
– Globalização e Relações Internacionais (E-book), organizado por Carlos R. S. Milani e João Martins Tude.
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
Na mostra de iniciação científica contamos com o trabalho da estudante Lorena Lira (UNIRIO/LABMUNDO/GRISUL) que apresentará na seção de Ensino de Relações Internacionais a cartilha da África (Ubuntu: conhecendo a África). A cartilha foi desenvolvida pelo GRISUL da UNIRIO, sob a coordenação da Professora EnaraEchart, em cooperação com o LABMUNDO-Rio.
Para acessar os trabalhos dos pesquisadores e informações do evento acessem o site: http://www.encontronacional2015.abri.org.br/site/capa
Recent Posts
- LABMUNDO releases new book at joint event with OIMC and CIPÓ 12 de September de 2024
- “Foreign Policy, Authoritarian Leadership and Ultraconservatism”: Appris releases new book by LABMUNDO 30 de August de 2024
- Release of the LABMUNDO 2020-2021 and 2022-23 Executive Reports 19 de August de 2024